sexta-feira, 23 de maio de 2014

Além da “normalidade”...
        
         Hoje, temos no planeta muitas “diferenças”. Não podemos esquecer, todavia,  que, nós seres humanos, somos constituídos de forma igual, possuímos os mesmos direitos e deveres, mas de certa forma, também temos nossas divergências. Cada um tem seu pensamento, sua característica individual, seus problemas, seu corpo... daí me pergunto, será que essas “diferenças” que temos podem fazer com que nós   dividamo-nos em “normais” e “anormais”?
         Exemplos disso são as doenças neurológicas, uma dessas, em especial, é a epilepsia, a mesma é a designação genérica de uma série de afecções nervosas, de diversa etiologia, e que tem em comum, um sintoma característico: crises convulsivas mais ou menos generalizadas. Esta desordem neurológica grave afeta cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo. Um grande exemplo de pessoa atingida por essa desordem  foi Vincent Van Gogh (30/03/1853 – 29/06/1890) pintor holandês, considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Sofria convulsões, provavelmente causadas por epilepsia do lobo temporal.
         Outros exemplos de doenças neurológicas são: alzheimer; esclerose múltipla; esclerose lateral amiotrófica; hidrocefalia; doença de Parkinson; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em adultos.
         Voltando à epilepsia, quando alguém presencia alguma convulsão, a atitude é geralmente preconceituosa, até mesmo pela falta de entendimento sobre esse assunto. Ao meu redor, tenho uma pessoa com um “problema” neurológico.
         Acho que não estamos totalmente preparados para lidar com esse tipo de situação, por falta de conhecimento sobre esse assunto e pelos 'pré conceitos'. Porém, para que essas pessoas não se sintam tão excluídas, devemos integrá-las ao convívio com os outros, isso pode ser feito lentamente, tratando-as como as outras pessoas, mas claro, com uma atenção mais focada a elas, colocando-às em escolas, mas principalmente, tratando-as com muito respeito e entendendo suas dificuldades, até que elas se integrem totalmente.
        
Nome: Thalía Endler Toaldo
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 9º ano
Data: 28/04/14

Professora: Noemi Lenz

Nenhum comentário:

Postar um comentário